Como o original Torchlight, o Torchlight II oferece recursos gerados aleatoriamente, como masmorras para o jogador explorar, e vários tipos de monstros para lutar. Torchlight II mantém a mesma jogabilidade básica como o seu antecessor, mas dispõe de áreas terrestres com várias cidades centrais e uma campanha bem longa. Outros novos recursos incluem o tempo dos ciclos de dia, os efeitos do tempo, e uma interface de usuário redesenhada. Os jogadores são capazes de personalizar a aparência e caracteres com a escolha do sexo, rosto, estilo de cabelo e cor de cabelo. Além disso, vários elementos do primeiro retornaram ao jogo, tais como animais de estimação (mas agora com opções expandidas e personalização básica disponíveis) e pesca. Um sistema de aposentadoria foi originalmente planejada, similar ou idêntico ao que era oferecido no primeiro jogo, mas foi substituído pelo New Game tradicional.
O jogo apresenta quatro classes de personagens jogáveis. Cada classe tem 3 árvores de habilidades para escolher isso permite que a personalização de cada classe. As três classes do original Torchlight não retornaram ao game como personagens jogáveis, e ao invés disso eles são apresentados no mundo do jogo como NPCs .
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